Fundação Instituto de Administração
Gestão Intercultural nas Organizações
Fundação Instituto de Administração

Gestão Intercultural nas Organizações

Rachel Chang
Ronaldo Nagai

Instructors: Rachel Chang

Sponsored by ITC-Infotech

Gain insight into a topic and learn the fundamentals.
Beginner level

Recommended experience

26 hours to complete
3 weeks at 8 hours a week
Flexible schedule
Learn at your own pace
Gain insight into a topic and learn the fundamentals.
Beginner level

Recommended experience

26 hours to complete
3 weeks at 8 hours a week
Flexible schedule
Learn at your own pace

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

28 assignments

Taught in Portuguese (Brazil)

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder

Build your subject-matter expertise

This course is part of the Tópicos em Gestão Intercultural Specialization
When you enroll in this course, you'll also be enrolled in this Specialization.
  • Learn new concepts from industry experts
  • Gain a foundational understanding of a subject or tool
  • Develop job-relevant skills with hands-on projects
  • Earn a shareable career certificate
Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 4 modules in this course

A comunicação é, sem sombra de dúvidas, um dos fatores chave do sucesso das organizações, em qualquer área ou especialidade. As lideranças e gestores devem ser exímios comunicadores; uma das principais causas dos fracassos em projetos está no ruído da comunicação; o marketing é a arte de se comunicar com o seu potencial cliente. A comunicação está em toda a parte. E como as diferentes culturas se comunicam? Seria possível identificarmos padrões de comunicação para diferentes países, povos e contextos? As respostas a essas perguntas podem, muitas vezes, passar à margem dos acontecimentos do nosso cotidiano: desde uma mensagem que tenta nos alcançar nas entrelinhas até o feedback mais sincero de um gestor.

What's included

6 videos12 readings7 assignments

Posições de liderança em qualquer organização possuem um traço em comum. Trata-se da necessidade de tomada de decisões a todo o momento. Desde a decisão mais simples e cotidiana até naquela em que há a definição do futuro de uma organização, não há como negarmos que o processo decisório é afetado pelas características pessoais dos tomadores de decisão. A cultura, portanto, não poderá ser ignorada nesse processo. Algumas culturas corporativas decidem com o “D” em negrito. Outras com o “D” em itálico e tantas outras com o “d” minúsculo. Cada um desses “Ds” carrega as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens para a gestão. Outros fatores como a ética, a “infraestutura jurídica” de um país, para citar alguns exemplos, também exercem influência na cultura corporativa e nos modelos decisórios.

What's included

6 videos12 readings7 assignments

Diferentes contextos históricos e culturais experimentados ao longo da nossa história resultaram nos mais diversos padrões de relacionamento interpessoal. Determinadas culturas são mais receptivas e abertas ao diálogo, outras são mais reservadas. Do mesmo modo, a confiança em diferentes ambientes pode ser conquistada de maneiras diversas: algumas cognitivamente, outras afetivamente. As variadas percepções de tempo, espaço, padrões estéticos existentes nas culturas globais são, igualmente, peças chave para adotarmos as melhores abordagens de gestão em organizações multiculturais.

What's included

6 videos12 readings7 assignments

Atuar em equipes virtuais permite que pessoas de diferentes culturas e localizadas em distintos países possam atuar com um objetivo em comum de uma forma prática e com menores custos com viagens e menor impacto no dia-a-dia de uma pessoa. Por outro lado, fatores como o intenso uso da tecnologia, a diferença nos elementos de comunicação e uma eventual mistura das esferas profissional e pessoal ao atuar de forma remota pode gerar confllitos e tecnoestresse. Este módulo tem como objetivo apresentar a conceituaçao teórica do que são equipes virtuais, a importância de se entender a diversidade cultural dessas equipes e de observar os aspectos de comunicação e estabelecimento de confiança. Traz também, como itens adicionais, uma discussão de oportunidades de se obter experiências inernacionais por meio da atuação como expatriado virtual. Por fim, o módulo se encerra trazendo técnicas de organização e relaxamento com o objetivo de se evitar o tecnoestresse, para que o membro da equipe virtual possa ter um alto desempenho em suas atividades sem, contudo, impactar negativamente em sua qualidade de vida.

What's included

9 videos21 readings7 assignments

Instructors

Rachel Chang
Fundação Instituto de Administração
1 Course175 learners

Offered by

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."

Recommended if you're interested in Business

Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 10,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy